sábado, 17 de janeiro de 2009

Heróis do Mar

Estava a pesquisar na net e por acaso dei com um atlas da presença e domínios portugueses nos Séculos XVI e XVII. Creio que o nosso passado tem sido muitas vezes desvalorizado e até denegrido como resultado de vários complexos e conveniências de grupos de opinião. Um tempo houve em que o passado era simplesmente conotado com o velho regime e portanto deveria ser apagado da memória, quase que se tentou reescrever a história. Depois algumas análises feitas à luz dos nossos actuais valores usaram a colonização e a escravatura como instrumentos de pressão para nos envergonhar do que os nossos antepassados fizeram. É óbvio que é uma falácia completa julgar os actos dos homens dos séculos dos descobrimentos de acordo com os nossos actuais valores, mas o certo é que de alguma forma essa estupidez deu alguns resultados.
Mas não é por essa análise que eu quero avançar, deixo aqui apenas um mapa onde se mostra que muito antes do "Sol não se pôr" no Império de Sua Majestade Britânica, o Sol nunca se punha no Império Português.
Será que perdemos todo esse "engenho e arte" que nos levou enfrentando corajosamente o desconhecido aos sete cantos do mundo?



1 comentário:

Paulo Saraiva. disse...

Obrigado pela lembrança de mostrar como foi Portugal... grande.
Com o ritmo que andam as tecnologias qualquer dia nem a Madeira nem os Açores...
Em jeito de piada..quando li o titulo deste post pensei que o amigo Amilcar iria falar dos Herois do Mar(aqueles que encantaram os ouvidos com as suas musicas pelos saudosos anos 80).
Abraço.