segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Já chega!

Já começo a ficar farto do folhetim da avaliação dos professores. Já enjoa!
Creio que a solução para o assunto é muito simples.
Começa com o Primeiro-ministro a demitir toda a equipa do Ministério da Educação, começando pela Senhora Ministra, há que respeitar a hierarquia, e, caso não os possa despedir, acaba enviando para os disponíveis os consultores técnicos da proposta. Se se quiser demitir também a ele próprio, era ouro sobre azul. A partir daqui é fácil.
Os professores devem ser dos poucos profissionais que são contratados sem avaliação prévia e como é óbvio há bons e maus professores, logo tem de haver uma avaliação rigorosa. No entanto, um professor não é apenas um educador, é também um avaliador, assim nesta matéria tem de haver muito cuidado no equilíbrio entre a avaliação de resultados dos alunos, que obviamente tem de ser uma componente da avaliação do professor enquanto educador, mas que não pode limitar a função de avaliador do professor. E este é para mim o ponto mais complexo, porque o que me preocupa é a qualidade do ensino, que deveria ser o centro de qualquer debate na educação.
Por outro lado creio que a progressão na carreira deva ser feita com base no desempenho, caso contrário podemos estar a premiar um mau professor por estar a exercer mal as suas funções há muitos anos. Isto implica um modelo justo e muito objectivo, cuja concepção não me parece possa ser feita contra-relógio e no meio de contestação social. Já sobrevivemos, melhor ou pior, durante tantos anos com vários modelos de avaliação, com milhentos modelos de ensino, etc, que não será por mais uns meses ou até um ano que o gato vai às filhós, portanto, suspendam lá a malfadada da avaliação, preparem um novo modelo, debatido e perspectivado por e com quem está no terreno e não por "sábios" não vão uma escola há décadas e foquem-se no que deve ser o primeiro objectivo: Melhorar o Ensino em Portugal, mas a sério e não com facilitismos para promover um falso sucesso escolar.
Portugal vai precisar de ter gerações bem formadas se quer ter futuro e não é por esta caminho que lá vamos…
Raios, já me fizeram faltar à promessa de não escrever nada sério por uns dias, mas já não tenho paciência para teimosias e prepotências!!

Sem comentários: