sábado, 17 de janeiro de 2009

3,9%

Dois meses após a aprovação do Orçamento de Estado para 2009, o Governo já teve a necessidade de apresentar um Orçamento rectificativo que passa o famoso défice de 2,2% para 3,9% em 2009, recordemos que José Sócrates enchia a boca no debate desta semana como prova da sua boa governação ter um défice abaixo dos 3% do PIB .
Ainda não consegui ver as propostas de intervenção do governo para combater a crise, mas parece que seguindo aquilo que o PSD já havia proposto em Outubro e o PS recusou no debate do Orçamento de Estado, haverá mexidas nas Taxa Social Única, vulgo Taxa de Segurança Social e também ao nível de impostos, mas não sei ainda de em que condições e quais as medidas exactas. Se for a anunciada redução da Segurança Social só para novos empregos começamos logo muito mal, porque o problema imediato é não reduzir os postos de trabalho que já existem.
Para já uma coisa me preocupa e muito, é que o governo prevê também aumentar a despesa e isso pode ser muito mau para o futuro deste país, pois todos sabemos que reduzir a despesa é um processo muito difícil e que normalmente se faz à custa dos mais desfavorecidos.
Mas aguardemos para ver o que é proposto e se realmente é para executar, porque a maioria das medidas anunciadas por este governo não são depois levadas à prática, são mera propaganda e temo que as condições para se ter acesso a estas novas medidas limitem o alcance deste orçamento rectificativo a um aumento da despesa por ser um ano eleitoral.
Espero bem que esteja enganado.

Sem comentários: