terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A Postura de Estado

José Sócrates admitiu, na entrevista à SIC, a possibilidade de dissolução da Assembleia para que as eleições legislativas coincidissem com as europeias. Apesar das sondagens lhe darem a vitória nas legislativas, está visto que Ferreira leite não consegue descolar e até depois da sua melhor prestação em entrevistas, na TVI há uns dias, o resultado de uma sondagem que sairá na próxima sexta-feira, volta a dar uma quebra das intenções de voto no PSD para níveis já confrangedores.
A verdade é que José Sócrates sabe que uma vitória sua não é por mérito da governação, mas por demérito das alternativas e portanto teme que nas europeias, eleições a que o povo português liga tanto como nada, possa haver um voto de protesto tão elevado que tire o PS do mapa político e crie um efeito de bola de neve para as legislativas e também para as autárquicas.
O que me choca nesta lógica toda é que há anos que se anda a louvar as virtudes da estabilidade, a pedir maiorias absolutas em nome da mesma, advogando uma postura de estado, de defesa dos superiores interesses da nação, mas quando chega a estas alturas a única coisa que conta é tentar vencer as eleições não importa com que prejuízos para o país.
O Primeiro-ministro tem uma maioria absoluta no parlamento, tem um Presidente da República que não dá golpes de estado institucionais, portanto tem todas as condições para governar e concentrar-se em tirar Portugal da crise em que nos meteu. Quem está certo de ter feito um bom trabalho não se preocupa com o momento do julgamento popular, mas José Sócrates sabe que não fez um bom trabalho, portanto...
Só como nota de rodapé, estou curioso sobre o que vão dizer agora, ou não, os comentadores políticos iluminados da nossa praça que praticamente desfizeram Santana Lopes quando ele afirmou há um mês atrás que José Sócrates poderia pedir eleições antecipadas por causa do calendário eleitoral...Será que por uma vez na vida terão a dignidade e a hombridade de lhe pedir desculpa pelos comentários provado que ele tinha razão???

1 comentário:

luis cirilo disse...

Tens toda a razão.
Sócrates que governe e se deixe de pretextos.
Só que,desconfio, vai tentar tudo para adequar o calendário eleitoral aos seus interesses.
Quanto aos comentadores pedirem desculpa a PSL...vamos esperar sentados.