terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Congratulations Mr. President

A eleição de Barack Obama criou um sem número de expectativas um pouco por todo o mundo. Foi definitivamente o fim do WASP. A cerimónia de tomada de posse deve ter sido uma das mais vistas pelos cinco continentes e agora todos esperam que Obama, como que milagrosamente e de alguma forma, venha resolver todos os problemas com nos defrontamos nos nossos dias. Eu não.
Confesso que de entre os candidatos possíveis Obama tinha a minha preferência para ser presidente dos EUA, mas não espero que Obama vá remediar o mundo, nem sequer que a política externa norte-americana tenha grandes mudanças de facto, pode divergir um pouco na aparência e no discurso, mas não se desviará muito no conteúdo e isto é algo que já todos deviam ter aprendido, que a diferença entre republicanos e democratas, nos Estados Unidos, é mais notória ao nível interno e do que, de facto, ao nível externo.

Mr. Obama enfrenta muitos e sérios problemas internos e ao contrário da maioria dos seus predecessores democratas que encontraram uma situação financeira saudável deixada pelos republicanos e puderam seguir uma política de expansão do emprego e de aumento da protecção social, Obama está na situação oposta, herdou uma das piores crises nos EUA e vai ter de equilibrar as finanças e promover o emprego sem colocar em causa o orgulho norte-americano que é a sua influência no mundo, nem o pode fazer, não pode aumentar as listas do desemprego com a desmobilização de milhares de soldados. Não o espera um mandato fácil, nem cómodo, as condições são precisamente as contrárias àquelas que ele gostaria de ter para marcar a diferença.

Portanto, não elevem muito as expectativas e não esperem do novo Presidente americano mais do que ele poderá realmente fazer, ainda que queira, ainda que sejam essas as suas intenções.

5 comentários:

Anónimo disse...

O fim "do" WASP? Sabe que White Anglo-Saxon Protestant é uma designação colectiva, que abrange uma faixa da população americana? Ou só falou "do" WASP para se mostrar entendido?

Amílcar Bengla Mourão disse...

Anónimo, mesmo sem ter a coragem de se identificar, decidi publicar o comentário. WASP significa mais do que a simples caracterização da maioria da população dos EUA.
Até agora, apenas JF Kennedy não se enquadrava completamente na definição porque era católico e neste momento Obama porque não é de raça branca.
Sempre houve alguma polémica à volta desta designação, em particular no sentido de significar algum conservadorismo dos eleitores norte-americanos que escolheriam sempre para presdiente alguém com essas caracteristicas, as maioritárias no eleitorado e portanto quem as não tivesse teria maior dificuldade em ser eleito ou não o seria de todo. Mas WASP, nas primeiras décadas do século passado ia um pouco mais longe e em particular no sul dos Estados Unidos, tinha uma conotação mais forte com valores tradicionais do papel da familia, do homem e da mulher na sociedade e até havia quem definisse o S por Southern, referindo-se aos valores ditos sulistas, muito ligados à Igreja Baptista no sul nos EUA.
Portanto, se entendeu que o WASP se referia unica e exclusivamente ao Presidente do EUA, fez mal, repito: o WASP não é apenas uma caracterização é também conotado com uma doutrina de comportamento que obviamente tem vindo a desaparecer na sociedade norte-americana como é natural pela mudança de valores e pela aceitação da diversidade que a compõe e entendo que esta eleição é o fim do mito, é o que faltava para deixar o WASP, entendido na vertente doutrinaria, definitivamente ultrapassado, como resultado da já referida evolução da sociedade.
Só como nota de rodapé, não preciso de me fazer entendido em matérias de cultura geral, tenho a que tenho e falta-me a que me falta, não sei tudo, nem para lá caminho, mas sei algumas coisas e o que não sei, quando preciso, tenho a humildade de tentar aprender sem qualquer complexo.

Autarquicas disse...

visite http://moura2009.blogspot.com

Anónimo disse...

Xii, vivendo e aprendendo... Sempre Pensei que WASP fosse a sigla para We Are Sexual Perverts...

Amílcar Bengla Mourão disse...

Gostei deste último comentário...só espero que seja de uma anónima...se for podes mandar-me o teu número de telefone e já agora uma foto...por causa das coisas. Se fores um anónimo não te incomodes ;)