sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Curiosidades

Quando foi anunciado o orçamento para 2012 e foi assumido que os funcionários públicos não receberiam os subsídios de férias e Natal, não me recordo de ouvir os notáveis que agora vêm clamar que a austeridade é demasiada.

Confesso que achei um pouco estranha a reacção. Já todos sabíamos que o chumbo do Tribunal Constitucional iria significar que todos teríamos de pagar mais, para que os funcionários públicos pagassem menos e o esforço fosse mais repartido. Direi mesmo que todos os trabalhadores em Portugal estavam à espera de perder um subsídio e grosso modo é isso que irá suceder à chamada classe média entre a sobretaxa extraordinária e a revisão dos escalões do IRS.

Mas a diferença é que os grandes salários irão mesmo pagar muito mais, tal como os possuidores de casas de luxo, etc e isso significa ir aos bolsos de uma elite financeira que está habituada a passar incólume nestas coisas de ter de contribuir para os cofres da nação. Não é por acaso que os grandes grupos de comunicação social, televisões e jornais em nome dos seus donos, e os grandes empresários reagiram tão ferozmente.

Enquanto foram só os funcionários públicos e a classe média a pagar a crise as reacções eram contidas ou inexistentes, agora com uma maior progressividade fiscal, em que quem ganha muito mais vai mesmo pagar muito mais, já acham que a a austeridade é demasiada.

Pois, isto quando nos toca nos bolsos é mais feio, mas até a hipocrisia devia ter limites....

Sem comentários: