quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Orçamento III

Quando começa a ser claro para todos os que ainda tinham dúvidas que o Governo nunca pretendeu conseguir efectivamente um acordo sobre o Orçamento para 2011, os juros da dívida portuguesa voltaram a subir e veio tudo quanto é analista, pseudo-analista e membro do Governo interpretar isso como o resultado da falha das negociações entre o PSD e o Governo sobre o Orçamento de Estado para 2011.
Errado, a subida dos juros afectou muitos outros países, incluindo a Alemanha e até, comparativamente, Portugal não foi muito penalizado nesta subida, sendo o spread comparado com o alemão até mais favorável a Portugal, do que era há um mês atrás.
É claro que com a qualificação da maioria dos nossos analistas, não é de estranhar que esse facto tenha passado despercebido e prossiga a desinformação que tem sido constante neste processo. Já as afirmações dos nossos Governantes, bom, essas, ou consusbtanciam a confirmação da incompetência que todos lhe reconhecemos, ou então, simples má fé e deliberada falta à verdade, o que também não seria nada surpreendente.

Sem comentários: