terça-feira, 19 de outubro de 2010

Orçamento I


Não acredito que vá escrever apenas um post sobre o Orçamento de Estado para 2011, mas cá vai o primeiro.

Do que já consegui apurar, o Governo quer reduzir em 3% o défice, sendo que o aumento de impostos e cortes de deduções fiscais contribuem com 2,6% e a redução da despesa apenas com 0,4%.

Daqui podem retirar-se desde já duas conclusões:

a) Vamos ter um período de recessão, isto é a economia vai contrair e não crescer como o Governo defende, o que significará mais desemprego, mais pobreza e consequentemente mais recessão económica, pelo inevitável efeito da contracção do consumo privado. Por outro lado a inexistência de poupança vai obrigar a maior endividamento externo, porque continua a haver necessidade de financiar a economia portuguesa, por não se reduzir a despesa significativamente.

b) O Governo não quer ou não sabe como reduzir a despesa e portanto pretende manter a sua estratégia de redução do défice através do aumento de impostos, o que não é sustentável a médio e longo prazo, porque não é possível continuar a aumentar os impostos indefinidamente.

Até ao presente o Governo mostrou-se incapaz de cortar a despesa, esse é o verdadeiro problema do nosso país e as agências de rating sabem isso. Os mercados internacionais não estão preocupados com os impostos, o que observam e avaliam é o crescimento, o endividamento e o nível de despesa, logo um orçamento que quase não reduz a despesa e provoca recessão, o que vai provocar necessidade de financiamento externo, não irá tranquilizar os operadores financeiros, bem pelo contrário, irá indicar-lhes que vamos claramente no caminho errado.

Se este orçamento passar, daqui a seis meses estaremos numa situação bem pior do que aquela em que estamos agora, o que de resto também é verdade se compararmos com a situação de há seis meses atrás. O caminho é o mesmo, para o abismo, para o tal abismo de que Lacão gosta de falar e Sócrates se recusa a ver.

Sem comentários: