sábado, 7 de fevereiro de 2009

Saramago o semi-feminista

Confesso que não tenho grande apreço por José Saramago, por mais prémios Nobel que lhe possam dar, não gosto da sua literatura e muito menos das suas opiniões.

Não gostei do que disse quando foi viver para Espanha e não gostei que este país tivesse o comportamento parolo e saloio de se ter colado a Saramago porque recebeu o prémio Nobel. Se o não tivesse recebido seria tratado como uma espécie de traidor à pátria, como recebeu passou a ser o "supra-sumo da barbatana" e o nosso provincianismo militante levou a que o idolatrássemos, não por ele, mas pelo prémio, um claro reflexo da nossa necessidade de afirmação no mundo e falta de auto-estima!

A ultima saída do vetusto cavalheiro foi recomendar a Hilary Clinton que deixasse de utilizar o apelido do marido e passasse a usar o do pai, Rhodam, tornando-se assim uma boa filha e dando razões de orgulho à família. Confesso que a minha primeira reacção foi rir, rir muito, enquanto não paga imposto. Mas depois fiquei preocupado, então e a mãe de Hilary, não se iria sentir ofendida por a filha adoptar o apelido do pai e não seu? Não será isso uma inaceitável forma de machismo? E José Saramago, porque não adopta o apelido da mãe e expurga de vez o machismo ele próprio? Indo ainda mais longe, será que o apelido da mãe não lhe foi transmitido pelo pai desta, neste caso o avô e não pela sua mãe, a avó? É que mesmo adoptando o apelido da mãe estaria a perpetuar a linha patriarcal através do avô. A coisa parece assim complexa de resolver, em especial porque teríamos de reinventar milénios de história, o que é um pouco mais complicado do que escrever romances sem pontuação.

A comunicação social podia era poupar-nos a todos, a ele inclusivamente e ignorar este tipo de dislates porque a proveta idade da criatura já lhe devia merecer alguma protecção.
E nós também!

2 comentários:

luis cirilo disse...

Meu caro amigo estou totalmente de acordo contigo.
Mas também acho que o Saramago tem uma idade que ajuda a explicar alguns dos disparates.

Anónimo disse...

Caro Amilcar
Surpreende-me a tua paciÊncia em escrever sobre este verme Saralhago. Não respeita os portugueses e ainda lhe "dão" a Casa dos Bicos? Que todos os que esta contem se exponenciem nele, mas de papagaio...