sábado, 21 de fevereiro de 2009

Can, Must and Have To


Foi noticiado em vários órgãos de comunicação social que o Eurostat veio confirmar o que já todos sabíamos, mas agora é um organismo independente a confirmar que desde 2005 o rendimento médio dos portugueses tem vindo a afastar-se do rendimento médio da União Europeia, o que significa que temos vindo a ficar comparativamente mais pobres. Este é um assunto em que o Governo não se pode desculpar com a crise internacional, porque essa afectou todos os países da União, logo o descalabro português em relação aos restantes estados membros é culpa exclusiva de José Sócrates e do seu Governo.

No mesmo caminho vai o desemprego. Em 2005 Santana Lopes deixa a Sócrates um país com uma taxa de desemprego inferior à média da União Europeia, Sócrates em quatro anos consegue que a taxa de desemprego já ultrapasse em 0,7% a média dos restantes países membros. Também aqui a crise internacional não é desculpa, pelos mesmos motivos, o culpado é este governo.

A noticia que aqui referi dizia que apesar de tudo há um ponto positivo e é que a produtividade média dos portugueses subiu 2%. Interpretação errónea do jornalista! A produtividade é, simplificadamente, a divisão do PIB pelo número de trabalhadores, logo sempre que o desemprego sobe, como o PIB não depende directamente e exclusivamente do nível de emprego, a produtividade sobe, não porque se esteja a produzir mais, não porque a produção seja mais eficiente, mas porque o denominador da divisão, o número de trabalhadores, diminui mais que o numerador, o PIB. Quantos menos os trabalhadores, maior a produtividade. O verdadeiro aumento de produtividade só se dá em situações de manutenção ou crescimento do número de empregados.

Portanto tudo afinal são más noticias, pelo que, nesta matéria e para este senhor é fundamental modificar a mundialmente famosa frase do Presidente Obama, já não chega Yes, We Can, tem de ser Yes, We Must, and Yes, We Have To

Sem comentários: