sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Mártir


Há momentos tristes na vida das pessoas. Todos os temos, mesmo nas nossas vidas privadas, uma palavra dita a mais, uma frase mal pronunciada, uma expressão equívoca, até um silêncio inconveniente. Na maior parte dos casos isto acontece porque queremos esconder alguma coisa ou desviar as atenções de algum assunto que nos incomoda. Quantas vezes reagimos mal a uma pergunta ou até a um comentário porque isso nos traz outras recordações ou porque queremos manter as distâncias em relação a assuntos que consideramos íntimos ou privados. Tudo isto é humano e compreensível.

Mas o que dizer de uma figura publica, ainda para mais um ministro da nação, que causa polémica de forma gratuita e grosseira só para ver se as noticias nos dias seguintes não dão tanto relevo ao caso Freeport tentando assim proteger o seu patrão.

É claro que Santos Silva sabia exactamente o resultado das suas palavras, sabia exactamente que seria notícia e que todos os grupos parlamentares lhe iriam responder, mais, sabia bem que a sua imagem ficaria bastante prejudicada na opinião pública que não tolera facilmente este tipo de linguagem. Ele simplesmente sacrificou-se.

Sr. Ministro, por valoroso que tenha sido o seu sacrifico, é no entanto inglório e revela uma estratégia de desespero e algo primária, fundamentalmente porque depois da dimensão que já atingiu o caso Freeport não vai conseguir tapar o "sol com a peneira" e no fim de semana lá vai voltar o assunto, com novas ou com velhas revelações, às primeiras páginas da comunicação social e será assim até que tudo esteja cabalmente esclarecido.
Por último, note bem que hoje já não se consideram os mártires como noutros tempos, hoje em lugar de lhe erguerem altares, hoje ainda lhe lançam mais achas para a fogueira...principalmente aqueles que aspiram ao lugar que o mártir ocupa...

1 comentário:

luis cirilo disse...

O ministro com aquela cara de santinho(não é em vão que se chama Santos) parecendo que não faz mal a ninguém não passa,afinal,de um "jagunço" politico que gosta de malhar em quem não pensa como ele !
Lamentável.
Mas não é o primeiro.
Quem não se lembra de jorge coelho a dizer que quem se metia com o ps levava ?
Neste caso,como no de coelho aliás,devem ser os complexos de terem um passado com militância na extrema esquerda marxista leninista.