domingo, 21 de agosto de 2011

Com Honra e Glória

Portugal não ganhou o campeonato do mundo de sub-20, perdemos na madrugada de ontem por 3-2 com o Brasil na final, mas a verdade é que podíamos ter ganho sem nenhum assombro. A selecção tem grande qualidade, técnica e táctica, o que é algo raro no nosso país e mostrou-se ainda um excelente treinador que soube ler muito bem as características dos seus jogadores na hora de montar a estratégia.

Para além de algum azar em lances e lesões e de um árbitro de má qualidade e nitidamente pró-brasileiro, a verdade é que não ganhámos por culpa dos clubes portugueses. Pergunto-me como é possível que jogadores com aquela categoria não sejam titulares nos seus clubes e não tenham muito mais experiência de competição e jogos nas pernas, porque foi isso que faltou para trazermos mais um titulo mundial para Portugal.

Andam os nossos clubes a gastar balúrdios em jogadores estrangeiros quando temos qualidade de sobra nos nossos jovens e a experiência tem demonstrado que os craques estrangeiros levam meses ou até temporadas a adaptar-se e a mostrar o seu potencial, ora em lugar de investir esse tempo nesses ditos craques estrangeiros, mais valia investir nos nossos craques, poupávamos dinheiro e ficávamos melhor servidos.

Mikka foi considerado o melhor guarda-redes e Nelson Oliveira o segundo melhor jogador, apenas batido pelos golos do Brasileiro Henrique, porque, golos à parte, não tenho dúvidas que Nelson foi o melhor jogador do torneio. Danilo recebeu a Bola de Bronze, como terceiro melhor jogador, repartida com um jogador Francês. Em qualquer caso, é significativo que o Brasil, tendo ganho, apenas teve um jogador reconhecido e nós tivemos três.

Uma palavra final ainda para Nelson Oliveira, fez todo o campeonato em missão de grande sacrifício e com competência, pelo que se não o estragarem teremos um jogador de encher o olho e capaz de levantar as bancadas, assim o Benfica lhe dê oportunidade de crescer e mostrar o seu valor. E diga-se de passagem que o Benfica bem precisa de um jogador como ele.

Sem comentários: