sábado, 14 de maio de 2011

O maravilhoso mundo dos comentadores...

Neste país, por Sócrates à beira-mar afundado, temos um conjunto de comentadores e ditos "opinion makers" que francamente brada aos céus. Desde os simples jornalistas aos comentadores especializados, o cenário é dantesco, com poucas e honrosas excepções.

Na sua esmagadora maioria não têm as competências técnicas para avaliar as matérias que analisam ou cobrem e quando as têm, teimam em não as usar.

A propósito da Taxa Social Única, Sócrates e agora até Paulo Portas, vêm dizer que baixar a taxa gradualmente não têm impacto, e os senhores jornalistas acenam afirmativamente com a cabeça, afinal uma redução de 1 por cento parece obviamente baixa não é? Pois, mas a redução de 23,75 para 22,75 não é apenas 1 por cento, é 4, 2% do custo da TSU e no final dos 4 anos isso poderá significar uma redução de mais de 16% com esse custo do trabalho. Será que ninguém já sabe fazer contas neste país de sucesso educativo de Sócrates? Nem sequer os tais 1500 novos doutorados ano? Eu garanto que os "mal-sucedidos" detentores da velhinha 4 classe são capazes.

Depois seguem todos a mesma corrente. Isto é, se dois ou três fazem análises num determinado sentido, os restantes, mais para aqui, mais para ali, acabam por ir atrás.

Hoje estava a ler as últimas e vejo que o Secretário de Estado do Tesouro admite privatizar a RTP, e só na totalidade, não só um canal, isto quando o Primeiro-ministro recusou liminarmente essa privatização. Se fosse no PSD já estavam todos os comentadores a dizer que era a confusão do costume, neste caso ninguém falou. Como ninguém falou cada vez que o Ministro das Finanças ou dos Negócios Estrangeiros contradiziam o Primeiro-ministro, não no PS, não há confusão, não senhor, só temos um governo que nunca cumpriu aquilo que disse e um Primeiro-ministro que dá o dito por não dito todos os dias. Curiosamente já consideraram confusão quando Eduardo Catroga afirmou que a TSU deveria vir a descer até 8 pontos, num contexto de expectativa para daqui a alguns anos e verificada a recuperação económica, reforçando assim um caminho de aumento da competitividade, mas neste caso parece que tudo quanto é jornalista teve um súbito ataque de falta de discernimento e perceberam que era para já. Coitados, provavelmente vieram de algum processo de novas oportunidades...

Os nossos jornalistas e comentadores arrogam-se o direito de perceber só o que querem e de imputar aos outros as suas faltas de clarividência e na esmagadora maioria dos casos de simples bom senso e contextualização da frases e afirmações. O que é interessante é que normalmente as incompreensões só se verificam em relação ao PSD, quanto ao PS até as mais elementares mentiras parecem ficar claras nas mente destas senhoras e senhores...

Sem comentários: