segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Memória Futura




Confesso que estou tão baralhado como qualquer outro cidadão português quanto ao processo Casa Pia. Nunca escrevi as minhas opiniões, ou melhor, sensações quanto à inocência ou culpabilidade dos arguidos, agora condenados ou absolvidos, nem em relação a outros que não foram pronunciados.

Fico a aguardar a publicação da sentença para perceber os fundamentos do que foi dado como provado, já que a súmula absurdamente não esclarece. Seria aceitável que a mesma não fundamentá-se as absolvições, agora as condenações é incompreensível

Para "memória futura" ficam mais absolvições do que condenações em relação às centenas de crimes alegadamente cometidos que depois se resumem a menos de uma dúzia dados como provados, se exceptuarmos Carlos Silvino, que confessou todos os crimes.

Para "memória futura" ficam anos e anos de investigações e quase mil testemunhas ouvidas,que em conjunto quase não conseguem provar nada ou claramente muito pouco, em relação ao que se pretendia provar e que deixam muitas dúvidas quanto à exactidão de algumas acusações e quanto a se deveria haver mais pessoas no banco dos reús.

Para "memória futura" ficam sérias dúvidas quanto a alguns dos locais onde se deram como provados crimes, perante identificações confusas, inexactas e mesmo incoerentes dos mesmos.

Para "memória futura" fica a necessidade de ajustamentos em catadupa à Lei Penal que claramente indiciam a má preparação da Lei portuguesa para lidar com situações desta complexidade.

Para "memória futura" fica um processo que se arrastou e arrastou consigo o bom nome de pessoas e o sofrimento das vítimas por tempo além do que seria humanamente aceitável.

Para "memória futura" ficam demasiadas dúvidas e suspeitas.

Para "memória futura" fica em causa o sistema judicial português, desde a investigação até à sentença.

Este filme de terror ainda não acabou e pode ter um fim ainda pior do que o realizado até aqui.

Para memória futura fica este post.

Sem comentários: