terça-feira, 22 de setembro de 2009

Esclarecedor...



Como toda a gente sabe o desemprego cresce a olhos vistos neste país de Sócrates, de tal modo que nem o tradicional emprego sazonal de Verão conseguiu mascarar o crescimento desse flagelo social.

Todos ouvimos o Sr. Primeiro-ministro, José Sócrates, afirmar que o desemprego é uma das suas principais preocupações, aliás já era em 2005, mas os 150 mil postos de trabalho que prometeu criar acabaram por engrossar os números do desemprego.

Mas como estava a dizer, Sócrates vem anunciar que um seu novo governo teria como prioridade o combate ao desemprego e o primeiro exemplo de como irá fazer isso saiu este mês e é a Portaria 985/2009 que veio alterar o sistema da apoio à criação de empresas e do próprio emprego por desempregados e jovens à procura do primeiro emprego.

O resultado é que acabou com a maior parte dos apoios que existiam para criação do próprio emprego e de outros postos de trabalho. Para que se compare e se entenda, um projecto que no regime de apoio anterior tinha aproximadamente 20 mil euros de apoio, agora, com sorte, tem 5 mil e o restante só por empréstimo bancário.

Estamos entendidos quanto ao modo como José Sócrates pensa combater o desemprego. Mais uma vez há uma diferença diametral entre o que Sócrates diz e o que Sócrates faz.

Sem comentários: