quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pão com Chouriço

Se algo é escrito na comunicação social passa logo a ser verdade, por mais absurdo que seja.

Vi ontem uma “noticia” que dizia que o governo tinha reduzido o IVA do pão com chouriço ou com torresmos.

Obviamente achei estranho, como não sou de acreditar em notícias bombásticas sem me informar do que realmente se passou, fui investigar, até porque já percebi dezenas de vezes que normalmente este tipo de questões são meias verdades ou até mentiras completas. 

Demorei 5 minutos a perceber que afinal, não fora o Governo mas sim a Autoridade Tributária, que não foi apenas o pão com chouriço ou com torresmos, mas também o pão com passas, com nozes, etc… e que tudo se baseou numa portaria de 1998, que visava proteger os produtos locais quando incorporados no pão com determinadas características, que fora anteriormente mal interpretada pela Autoridade Tributária que veio agora corrigir essa interpretação em sede de IVA, também de acordo com um outro diploma de 2003.

5 minutos foi o suficiente para perceber que estavam a gozar com a minha cara, a insultar a minha inteligência e a manipular a minha opinião.

É claro que esta questão, só por si, não é grave, o que é grave, é que é com o mesmo rigor com que aceitaram como verdade uma notícia destas que muitas pessoas formam a sua opinião sobre questões muito mais importantes para a nossa sociedade.


Depois admiramo-nos de fazer más escolhas e de passar anos a pagar as facturas dessas escolhas.

Sem comentários: