terça-feira, 28 de agosto de 2012

A anedota

O Correio da Manhã saiu com uma notícia verdadeiramente incrível. Apesar dos cortes salariais, os políticos, os policias, os professores dos politécnicos, enfim e mais alguns grupos profissionais ganhariam mais do que no ano passado...em média. E a falácia está precisamente na média.

Se o Governo tiver menos assessores, motoristas, secretárias, se os politécnicos tiverem menos professores contratados, etc, isto significa que os salários mais baixos, que puxavam a média mais para baixo desapareceram e consequentemente a média salarial subiu mesmo que na realidade toda a gente ganhe menos. Se em Portugal fossemos todos despedidos menos o Presidente da República a média salarial do país seria de uns dez mil euros, salvo erro.

Este tipo de noticias é o que eu chamo de lixo completo, só serve para vender jornais e para exacerbar os comentários dos mais desatentos que acreditam em tudo o que lêem nos jornais, interdependente de fazer sentido ou não.

Para ser franco acho que os portugueses já se sentem suficientemente injustiçados para não precisarem de coisas destas por parte da comunicação social.

Haja alguma decência...

Sem comentários: