segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quem Sabe...

Há um velho provérbio que diz que: "Quem sabe faz, quem não sabe ensina" e poucas vezes se aplicou tão correctamente quanto se aplica agora à quase totalidade dos comentadores, analistas e pseudo-génios da economia que opinaram sobre as consequências da aprovação, ou não, do orçamento sobre os juros da dívida externa. Afinal, temos orçamento, os juros continuam a subir e estão quase nos psicológicos 7%, que Teixeira dos Santos afirmou como a barreira para recorrer ao Fundo de Emergência da UE e ao FMI.

Durante esse tempo andei eu a pregar os peixes, porque de nada serve contrariar um pouco de estupidez que esteja na moda, afirmando que os juros cobrados pelo financiamento à nossa economia pouco ou nada seriam afectados se o orçamento fosse chumbado, porque o problema era outro.

Mais, afirmei que este orçamento era tão mau para a confiança dos mercados financeiros como em termos internos e expliquei que o que importa aos analistas não estava garantido no orçamento.

Repito, com este orçamento Portugal irá continuar a aumentar o seu endividamento externo e entrará num período de recessão, o que significa que iremos dever mais e produzir menos, logo teremos menos com que pagar, o que aumenta o risco de incumprimento e consequentemente os ditos juros, que afinal reflectem esse mesmo risco de incumprimento.

Para cereja em cima do bolo temos o actual Governo e o seu Ministro das Finanças que não transmitem qualquer confiança aos mercados, bem pelo contrário, têm contra si todo um historial de incapacidade de controlo da despesa pública, que é afinal o grande problema financeiro do país.

Confesso que estou curioso com as interpretações que os nossos comentadores, políticos, jornalista e outros afins vão inventar hoje para tentar disfarçar a sua ignorância...

Sem comentários: