sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

1º Post


Curiosamente, ou nem tanto, é uma semana depois de mais um aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro que abro "oficialmente" o meu blog. Sá Carneiro, embora nunca o tenha conhecido pessoalmente, marcou de modo determinante o que tem sido a minha vida até hoje.

Não sei porque razão, mas ao que me contam, tinha eu 7 ou 8 anos e cada vez que Francisco Sá Carneiro aparecia na televisão ficava preso ao ecrã. Depois, daí a dizer que era do PPD e a sê-lo realmente foi apenas uma questão de tempo e de idade.

Foi também com Francisco Sá Carneiro, a 4 de Dezembro de 1980, no dia da sua morte, que tive o meu primeiro contacto com a tragédia, com a incerteza, com a insegurança quanto ao futuro.

Não vou entrar aqui na polémica que envolve o "acidente" que lhe tirou a vida, esta é apenas uma homenagem simples ao homem que no seu tempo foi um referencial de esperança para um país farto da instabilidade pós-revolucionária e de assistir a uma degradação diária da situação social e económica.

É, actualmente, muito citada uma frase de Sá Carneiro e que deveria ser sussurrada diariamente a muita boa gente que anda por aí na política: " A política sem risco é uma chatice, mas sem ética é uma vergonha".

Pessoalmente, embora concorde inteiramente com esta, houve outra que me marcou muito mais e que de alguma forma expressa o modo como entendo a actividade política, o modo como a apreendi:

"A pessoa é a medida e o fim de toda a actividade humana. E a política tem de estar ao serviço da sua inteira realização. Essa é a nova regra, o novo início, a nova meta."