domingo, 23 de janeiro de 2011

Quase tudo como dantes...



Os resultados eleitorais foram os que se esperavam há semanas. Cavaco Silva ganhou como previsto, Manuel Alegre ficou em segundo lugar e abaixo dos resultados que tivera há quatro anos, o que já se vinha adivinhando e Fernando Nobre teve score "Soarista", também como era expectável, retirando esses votos a Alegre.

Quanto aos demais, é apenas de notar que Francisco Lopes ficou um pouco abaixo do seria previsto, denotando a lenta, mas inexorável quebra de influência gradual do PCP em actos eleitorais de nível nacional.

Sem embargo no distrito de Beja houve uma verdadeira novidade, pela primeira vez uma candidatura não apoiada pelo PS ou PCP ganhou as eleições. Nunca o PSD, CDS, nem em coligação como no caso da AD no passado, ou um candidato presidencial não comunista ou socialista tinham ganho as eleições neste distrito. Em 1991, quando PSD ganhou por larga maioria em todo o país, perdeu em Beja e Cavaco Silva, há cinco anos atrás, também.

O que significa este resultado apenas o futuro o dirá, mas parece que este distrito finalmente começa a ter os mesmos padrões socio-politicos do resto do país e o complexo de esquerda do eleitorado começa finalmente a desaparecer ou pelo menos a esbater-se, o que em qualquer caso é uma boa notícia e abre, pelo menos, uma janela de esperança para o futuro deste distrito.

Quanto ao segundo mandato de Cavaco Silva, veremos se a prometida postura mais interventiva acontece de facto ou se se mantém a ambiguidade do costume...

Sem comentários: