quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Le Ménage Impossible....


Toda a gente sabe que cavaco Silva não é propriamente santo da minha devoção, já o escrevi várias vezes e não o escondo mesmo em período pré-eleitoral, mas as afirmações de Manuel Alegre no debate na TVI roçam o cúmulo do ridículo.

É verdade que até há uns tempos atrás tinha alguma simpatia por Manuel Alegre. Pela sua independência face aos interesses instalados e pela sua verticalidade de posições. Mas, nos últimos tempos e desde que teve de gerir o apoio o Bloco de Esquerda e do PS perdeu completamente essa postura, passando a evidenciar posições dúbias, ziguezagueantes, tentando um exercício impossível de compromisso entre a critica social, a defesa do actual governo e a reafirmação dos princípios socialistas que sempre disse defender.

Manuel Alegre perdeu o encanto do intelectual que afirmava as suas convicções acima de todos os interesses. Manuel Alegre transigiu, claudicou aos interesses eleitoralistas e fê-lo por desespero de causa. Todos sabíamos, e Manuel Alegre também sabia, que cavaco Silva será reeleito. Não se esperava de Manuel Alegre que ganhasse ou sequer que conseguisse forçar uma segunda volta, apenas que fosse a voz do inconformismo, de alguma utopia e do sonho que também fazem falta na vida politica, mas não a voz do absurdo e da acusação gratuita e desprovida de qualquer senso.

Se o FMI tiver de entrar em Portugal a culpa é do Governo e dos Deputados que o suportam no Parlamento, entre os quais Manuel Alegre, não do Presidente da República, por muito colaboracionista e calculista que Cavaco tenha sido na tentativa de manter uma base de apoio social suficiente ampla para garantir a sua reeleição.

A verdade é que também a sociedade portuguesa limitou Cavaco Silva, quando tudo e todos vieram aos gritos a dizer que o Governo não podia cair e que o orçamento tinha de passar. Cavaco, que quer ser reeleito, pouca margem tinha para agir de modo diferente daquele como agiu.

Nesta noite Manuel Alegre esteve mal e mal continuará enquanto não se livrar das coleiras que o PS e o Bloco lhe puseram ao pescoço. Afinal, parece que sempre há um preço para todas as consciências. Cavaco, ao menos, continua igual si próprio...

2 comentários:

Alfredo Martins Guedes disse...

A esta foto seria bem aplicado o nome das três degraças.

Alfredo Martins Guedes disse...

Afinal quem é que agora vem calando esta desgraça governativa?
Será o vento que passa, ou o candidato presidencial Manuel Alegre?