domingo, 11 de outubro de 2009

Eleições



Com esta dose dupla de eleições ainda nem tinha tido tempo para deixar aqui algumas reflexões sobre o assunto.

Quanto às legislativas já sabemos que todos ganharam, embora eu tenha uma opinião um pouco diferente. Nas Legislativas o PS cumpriu a sua parte para perder as eleições, veio para os 36% que é o mínimo que esse partido normalmente tem, apenas por duas vezes desceu daí, aquando do fenómeno PRD e em 1991 na segunda maioria absoluta de Cavaco Silva. O PSD é que não conseguiu chegar acima disso e portanto só se pode queixar de si próprio. Em 2002, o PS perdeu as eleições com 38% porque o PSD conseguiu chegar aos 40%. Por aqui estamos conversados. O Bloco e o CDS-PP clamaram alto e bom som que tinham tirado a maioria absoluta ao PS, o que é verdade, mas foi também pela dispersão de votos que o PS ganhou, se os eleitores que provocaram a subida do CDS e do Bloco, nitidamente um voto de castigo contra o PS, tivessem concentrado o seu voto no PSD, o PS teria perdido as eleições, mas entendamo-nos, mais uma vez foi o PSD que não conseguiu cativar esse eleitorado descontente com o PS. Agora temos um governo sem maioria liderado por um Primeiro-ministro estruturalmente prepotente e arrogante, o que não é uma boa combinação para a governabilidade do país. Parece-me que daqui as dois anos lá iremos de novo a votos, mas posso estar enganado, veremos.

Hoje decorrem as eleições autárquicas, francamente não sei o que irá suceder em Moura. Tenho a minha opinião, formada com base nas observações e percepções, muitas vezes contraditórias, que fui tendo ao longo desta campanha. Do pouco que quero dizer, saliento que o nível de exigência do eleitorado está a aumentar e que, mais numas freguesias do que noutras, mas sempre com o mesmo sentido evolutivo, as coisas estão a mudar neste concelho e os eleitores irão cada vez mais fazer um voto consciente e diferenciado com base nas expectativas em relação às capacidades pessoais dos candidatos e não apenas com base na força política que os apresenta. É um caminho ainda por trilhar, mas que já começa a ser percorrido.

Daqui as umas horas confirmar-se-ão, ou não, as minhas expectativas, deixo apenas um vaticínio e que é que não haverá grande diferença entre os dois partidos que forem os mais votados.

6 comentários:

anamarafada disse...

Não?
Olha estavas enganado!
Resultado histórico para a CDU.
Tirem as conclusões.


Abraços

Amílcar Bengla Mourão disse...

Anamarafada - Contrariamente a uma certa figura pública, eu sou daqueles que se engana e tem muitas vezes dúvidas. Este era mais um caso onde tinha dúvidas e isso está escrito no post, porque nas vésperas das eleições ainda havia muitos eleitores indecisos que só tomariam a decisão no momento da votação. Portanto reconheço que me enganei ao acreditar que esses eleitores poderiam diversificar o voto, não o fizeram e optaram pelo voto na CDU. No entanto devo dizer que ainda tenho dúvidas se o candidato da CDU não se chamasse José Maria Pós-de-Mina o resultado tivesse sido este. Creio que a tendência de opção de voto pelas características pessoais dos candidatos em detrimento da força política se começa a acentuar e esta convicção, para mim, é reforçada não só pelos resultados globais, em particular se comparados com os das Legislativas, como também pelos resultados nalgumas freguesias onde consoante o órgão a ser eleito os eleitores optaram por candidaturas diferentes.
Já que me vieste corrigir e muito bem, pelo erro de prognóstico também poderias ter-me feito a justiça de reconhecer que no fundamental do post talvez eu tenha alguma razão. A humildade é uma virtude que se deve ter na derrota mas que é imprescindível na vitória...

Ricardo Cataluna disse...

Bom resultado em Beja, só tive pena de Pires dos Reis não ter sido eleito vereador.

anamarafada disse...

Amilcar, a verdade é que na minha mensagem estava a comentar apenas o último parágrafo do teu post.

Quanto ao facto de teres dúvidas quanto aos resultados serem os mesmos se o candidato não fosse o Pós-de-Mina, dou-te razão.
Quanto aos restantes candidatos... fraquinhos... fraquinhos...
;)
- Mais uma vez Moura soube ver que Zé Maria Pós-de-Mina tem uma ideia para o concelho e que os outros têm uma vaga ideia..

Abraços

Amílcar Bengla Mourão disse...

Ricardo - bom, o resultado em Beja pode ter sido bom para o PS, para o PSD foi um desastre com rodas, perde o vereador e perde dois mil votos para a Câmara, perde dois eleitos na Assembleia Municipal, ficando reduzido a metade do que tinha e ainda perde um eleito na junta S. João Batista que volta a ganhar mas com uma margem muito menor do que há quatro anos e é unica que tem...
Pior que isto só se desaparecer do mapa político. Abraço

Ricardo Cataluna disse...

É verdade que foi muito mau para o PSD. Habitualmente voto PSD, partido do qual me sinto mais próximo ideológicamente, e no dia 11 não foi excepção. Acho que Pires dos Reis foi um óptimo candidato e merecia melhor sorte. Não tenho dúvidas em afirmar que para a vitória do PS foi essencial a votação em São João Baptista, em que grande parte do eleitorado do PSD votou PS. Sem esta transferência de votos, a vitória do PS teria sido muito pouco provável.
A generalidade dos bejenses quis mudança e quis penalizar esta última legislatura que foi francamente má nos resultados e no estilo de governação. Mas o PSD de Beja tem muito trabalho pela frente. E oxalá consiga ultrapassar este momento delicado.

Abraço