Tenho seguido com algum interesse o Congresso do PS. Em bom rigor mais parece um velho congresso do PCP, em que todos repetem o mesmo discurso como se tivessem a cassete decorada.
À parte desta curiosidade, o discurso continua a ser o chorrilho de mentiras que o governo tem vindo a proferir nas últimas semanas.
A crise política foi provocada pelo Governo, Sócrates sabia bem que não conseguia evitar o pedido de ajuda externa e portanto apresentou um PEC IV com medidas inaceitáveis, utilizando uma metodologia completamente desadequada arranjando assim uma desculpa na medida em que sabia que a proposta tinha de ser recusada. Se somarmos a isto o facto do PEC IV ser apresentado três meses depois do PEC III e numa altura em que o Governo apregoava que tudo estava a corre bem na execução orçamental, é fácil de perceber que a credibilidade do Governo ficava ferida de morte e não havia espaço para mais votos de confiança.
Neste momento o PS e o Governo estão fundamentalmente preocupados em conhecer as propostas do PSD e como não as conhecem criticam esse facto, mas afinal o papel do PS na sociedade portuguesa é encontrar soluções diferentes daquelas que pôs em prática até agora e nos conduziu a este triste estado ou criticar as propostas que o PSD venha a fazer?
Parece que o PS não aprendeu, que Sócrates não percebeu que as políticas que implementou nos últimos seis anos foram a causa do problema e portanto o seu grande objectivo é apenas criticar o que o PSD venha a propor de diferente. Triste.
Sem comentários:
Enviar um comentário