quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Professores


Na grande maioria dos currículos escolares, os aspectos práticos acabam por perder pontos para os teóricos e, em bom rigor, há muita coisa que não se pode ensinar nas escolas, que tem de ser depois na prática do dia-a-dia que se completa essa formação.

Sejamos sinceros, nem sempre a habilitação académica garante as necessárias características para exercer uma determinada profissão, nem sempre o que é valorizado no percurso académico está de acordo com as exigências da prática de uma determinada profissão e nem todos têm essas características.

Especificamente na área do ensino as coisas ainda são menos lineares. Um professor é bem mais do que um mero depositário de conhecimentos, não basta saber, é preciso saber transmitir, saber estimular o interesse do aluno por aprender. Há aqui características pessoais também em causa. Significa isto que um bom químico ou um bom economista não será, obrigatoriamente, um bom professor apenas porque na sua área científica especifica é um bom profissional.

Para que conste tenho o maior dos respeitos e admiração pelos professores, já muitas vezes estive nessa pele, desde o ensino secundário, ao profissional, até ao superior e portanto sei bem as exigências do que significa ser professor neste país onde, para além das constantes reformas e falta de meios, a maior parte dos pais não estimulam nos filhos o desejo se enriquecerem enquanto seres humanos e futuros profissionais, mas apenas de ter notas que garantam a progressão escolar. Por outro lado todos nós tivemos professores excepcionais que nos marcaram positivamente para a vida e outros que nunca deveriam ter pisado uma sala de aulas, porque a sua actuação no ensino era nitidamente um erro de casting.

Daqui quero concluir que por princípio não me choca que haja provas de acesso à carreira de professor, tal como há para ser advogado, TOC, etc., onde se possam aferir não só as qualidades técnicas, científicas e pedagógicas do candidato, como também as pessoais que indiciem a adequação à função que vão exercer. Ser professor deveria ter um certificado de qualidade, quer no acesso, quer depois no exercício, até como forma de valorizar quem se presta a essa difícil e nobre actividade.

Reforço esta convicção por acreditar que ser professor é uma das funções mais importantes na nossa sociedade, apesar de hoje pouco valorizada, até, se calhar, porque o nível de exigência na escolha dos professores nunca foi o mais adequado, na verdade, durante muitos anos, quem não tinha colocação na sua área científica de formação ia para o ensino como solução de recurso. Mas independentemente disso, ser professor é uma responsabilidade imensa, é quem forma, desde a infância até à idade adulta, os profissionais do futuro e tem também uma importante influência nos valores que os alunos vão interiorizando e adquirindo. Os professores moldam os alunos e assim são determinantes para o sentido da evolução da nossa sociedade, não são apenas transmissores de conhecimentos técnicos.

Se esta prova de admissão deve ser feita quando o candidato concorre a uma colocação, se deve ser feita após o final da formação como acesso a poder concorrer, se deve ser feita após ter acesso real à profissão, são matérias para debate, tal como os conteúdos, modelos de avaliação, etc. em relação ao que não me sinto conhecedor o suficiente para discutir, mas que deveria haver um filtro no acesso à carreira, com isso concordo.

* Artigo de opinião publicado na imprensa